Nasceu Izzi!

Conheci a Carla na faculdade de psicologia, ela se formou no mesmo ano que eu, mas estudava na turma da manhã. Bem antes de engravidar da Izzi, ela me procurou para falar sobre seus desejos de engravidar e de ter um parto natural, desde então comecei a acompanhá-la.

Nos falávamos sempre que podíamos e assim o tempo foi passando. Carla sempre muito bem informada e empoderada seguia uma gestação tranquila.

No dia 20 de novembro de 2014, por volta das 21:30h mandei uma mensagem perguntando se estava tudo bem e ela disse estava começando a sentir as contrações, ainda indolores. Pedi que ela tomasse um banho quente e começasse a anotar as contrações.

Contrações aumentando, intervalos de 5 minutos, mas ainda sem dor. Avisei Saraee (fotógrafa) que o trabalho de parto estava começando, e por volta das 23:00h fomos pra cada da Carla. Saraee e eu nos encontramos no meio do caminho e chegamos na casa da Carla por volta das 23:30. Encontramos a Carla tranquila, andando e uma família animada dando apoio. Mãe, tia, marido... todo mundo participando daquele momento lindo.




Apesar das contrações estarem próximas, Carla não reclamava de dor, dizia que sentia uma pressão que empurrava a barriga de cima pra baixo e uma pressão forte na vagina. Seguimos noite a dentro conversando, rindo e trabalhando as contrações.





A ocitocina deixava um clima gostoso de amor no ar. Bola, massagem, agachamento. O tempo foi passando e os presentes foram descansar. Carla, Saraee e eu ficamos na sala, esperando a hora de nos organizarmos para ir para a Santa Casa de Castelo, parir com o GO Manoel Martins.



Por volta das 4h da manhã, as contrações se intensificaram e já vinham de 2 em 2 minutos. Carla ainda não reclamava de dor, mas as contrações lhe tiravam o ar e precisavam de concentração. Começamos a nos organizar, pois era hora de ir para o hospital.

Durante o percurso, as contrações vinham com intervalos ainda menores, as vezes até emendavam uma na hora. Com uma paz inacreditável, Carla respirava e vocalizava. Chegamos ao hospital, ligamos pro GO e esperamos.



Como é previsível, as contrações deram uma espaçada. Enquanto esperávamos fomos caminhar e agachar. Por volta das 5:30h Manoel chegou e fomos fazer uma avaliação. Izzi estava muito bem, e depois de um toque... 1cm de dilatação.

Carla ficou um pouco desanimada. Com as contrações efetivas Manoel resolveu interná-la, já estávamos na cidade e seria melhor esperar por lá mesmo. Fomos para o quarto e o cansaço estava batendo, então Carla foi descansar um pouco e tentar dormir.



Epitácio (marido) foi autorizado pelo Manoel para nos encontrar pouco depois (a recepção só havia permitido entrar 1 acompanhante), e com ele Carla foi para o chuveiro.

O tempo foi passando e as contrações continuavam, agora de 3 em 3 minutos. Continuamos com a bola, agachamentos, caminhada... Por volta de 12h Carla começou a sentir vontade de fazer força. Manoel chegou logo depois, e foi fazer uma nova avaliação.

Para nossa surpresa, 1cm de dilatação. A evolução não estava saindo como o esperado e depois de 16 horas de trabalho de parto, nada havia mudado.

Era hora de tomar uma decisão. Manoel deu 3 sugestões a Carla: esperar um pouco mais, esperar e usar ocitocina, ou partir para cesárea. O clima ficou tenso, e sem muitos recursos eram essas as opções disponíveis. Infelizmente, nenhuma das duas primeiras garantiria o parto.

Carla estava exausta depois de tantas horas com contrações e com apoio do marido, da mãe e o coração partido, optou pela cesárea. Ela foi preparada e junto com o marido, seguiu para o centro cirúrgico.

Pouco tempo depois, no dia 21 de novembro de 2014, após mais de 16 horas de trabalho de parto e com 3,130kg nasceu Izzi! Linda, bochechuda, perfeita! Com apgar 10/10, não foi aspirada, ficou um pouco com a mãe e depois foi para a maternidade enquanto Carla terminava a cirurgia.

Um carinho do pediatra, enquanto é examinada

O pediatra Sylvio Jr foi novamente maravilhoso, e elogiou Carla veementemente por ter esperado o tempo de Izzi, que nasceu tão bem graças ao trabalhado de parto.



Carla teve um verdadeiro atendimento humanizado! Onde seu protagonismo e principalmente sua vontade foram plenamente respeitados.

GO Manoel Martins, obrigada pelo carinho, respeito e paciência de sempre!

Enf. Adriana Mudesto, graças a sua eficiência pudemos propiciar a Carla e sua família um lindo momento de amor! Muito obrigada!

Pediatra Sylvio Jr (Juninho), obrigada pelo atendimento incrível que você prestou a Izzi e a todos os outros bebês que vem a esse mundo pelas suas mãos humanizadas.

Saraee, obrigada pela calma, paciente e profissionalismo! As fotos ficaram lindas!!

Epitácio, parabéns por ter acreditado e respeitado as escolhas de sua esposa. E parabéns por ter participado ativamente desse momento, você foi incrível.

Carla, jamais permita que as pessoas lhe digam que tudo isso foi em vão. Izzi nasceu maravilhosamente bem graças a seus esforços! Você foi maravilhosa, perfeita, se preparou, enfrentou seus medos e superou seus limites. Em cada uma daquelas horas de cansaço e espera, uma mãe foi brotando devagarzinho e ela pode nascer, consciente e forte no momento em que Izzi veio ao mundo! Você fez as melhores escolhas em todos os momentos. Você foi incrível minha querida! Jamais se esqueça disso! Muito obrigada por ter permitido que eu participasse desse momento incrível. Obrigada!!



Fotos por Saraee Alt 

0 comentários:

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital