Metformina auxilia na concepção

Boa notícia pra que sofre com SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) e sonha em engravidar
Tratamentos recentes utilizando a Metformina tem surtido efeito desejado na maioria das mulheres com dificuldade para engravidar, em especial as portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos.

Veja o que o Dr. Leandro Diehl do site PORTAL DO ENDOCRINO fala sobre essa medicação:

“Mais recentemente, muitos médicos estão preferindo tratar a SOMP* com medicações que agem melhorando a resistência à insulina, visto que este parece ser um dos principais mecanismos envolvidos no desenvolvimento da síndrome. Entre essas medicações, a mais utilizada é a metformina, um medicamento originalmente criado para o tratamento de diabetes, mas que provou ser efetivo em reduzir os níveis de insulina, melhorar a irregularidade menstrual, diminuir os pêlos e a acne (embora de maneira não tão evidente quanto com os anticoncepcionais), provocar perda de peso e aumentar a fertilidade de mulheres com SOMP. A metformina ajuda mulheres com SOMP a engravidar, visto que é capaz de aumentar a taxa de ovulação dessas pacientes e parece ter um papel em prevenir abortos precoces. Já foi utilizada inclusive durante a gravidez, aparentemente sem grandes riscos para a mãe ou o feto, mas o seu uso nesta situação ainda não é um consenso entre os especialistas. Mais interessante ainda é o fato de que o uso de metformina, por melhorar a ação da insulina, melhora os níveis de glicose e colesterol, e pode ajudar a prevenir as complicações mais sérias da SOMP, que são o diabetes e as doenças cardiovasculares. Por essa razão, a metformina está sendo cada vez mais utilizada para o tratamento da SOMP, tanto em pacientes obesas como nas magras.”

A metformina pode ser uma opção antes (ou pra quem não quer utilizar) dos indutores de ovulação.

Converse com seu Ginecologista e consulte um Endocrinologista para saber mais sobre a utilização da metformina e verificar se ela se aplica ao seu caso. 



*SOMP - Síndrome dos Ovários Micro Policísticos

1 comentários:

Kenny Moreira sexta-feira, outubro 26, 2012  

Ola gostaria de saber se tem algum problema quando a gente faz uso de acido folico tomar esse tipo de medicamento, ou ate mesmo tomando o indutor.

Postar um comentário

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital